01. Apresentação

O presente regulamento estabelece os direitos, obrigações e responsabilidades de todas as partes envolvidas na organização, participação e realização da Prova Desportiva.

A Câmara Municipal de Sintra organiza no dia 11 de julho de 2025, pelas 21h00, o Sintra Trail Monte da Lua. A quarta edição do evento é composta por uma prova de corrida e duas caminhadas:

  • Trail de 10 Km, com caráter competitivo
  • Caminhada Longa 10 Km, de caráter lúdico-desportivo
  • Caminhada Familiar 5 Km, de caráter lúdico-desportivo

Todas as provas têm como local de partida o Largo Rainha D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra. Os percursos do Sintra Trail Monte da Lua são essencialmente urbanos, utilizando ruas, vielas, escadas, tuneis, monumentos, jardins, miradouros, pontes e trilhos. O Sintra Trail Monte da Lua é maioritariamente um Trail urbano.

02. Organização

O Sintra Trail Monte da Lua (doravante abreviadamente identificada por “Prova”) é uma coorganização das seguintes entidades:

  • Câmara Municipal de Sintra, pessoa coletiva nº500 051 062, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa, com sede no Largo Dr. Virgílio Horta, 2714-501 Sintra.
  • HMS Sports Consulting Lda., pessoa coletiva nº508 383 528, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Cascais, com sede na Rua Principal, nº63, Bairro da Mina 2785-163 São Domingos de Rana.

Doravante abreviadamente identificadas por “Organização”.

As entidades suprarreferidas organizam a Prova que é disputada exclusiva e obrigatoriamente pelos participantes devidamente inscritos e aceites, e nos termos previstos no presente Regulamento.

03. Data / Hora / Local

Sintra Trail Monte da Lua

Dia 11 de julho de 2025, com partida e chegada no Largo Rainha Dona Amélia, Sintra, nos seguintes horários:

  • Trail de 10 Km: 21:00
  • Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km: 21:10

04. Percurso / Distância

Trail de 10 Km e Caminhada Longa 10 Km

O Trail inicia-se no Largo Rainha Dona Amélia, dirige-se para os Paços do Concelho, Volta do Duche, Rua Guilherme Gomes Fernandes, Rua Ribeira, Estrada Macieira, Travessa Macieira, Rua Paço, Rua Conselheiro Segurado, Praça da República, Rua Gil Vicente, Rua Consiglieri Pedroso, Largo Dr. Carlos França, Avenida Almeida Garrett, entrada na Quinta da Regaleira (1º portão), passagem pela zona do Poço Iniciático, (alternativa por fora do poço) até ao portão de acesso à Azinhaga do Vale dos Anjos, vira à esquerda, percorre a Azinhaga Vale dos Anjos, segue pela Estrada da Pena (sentido descendente), Vira à direita na primeira entrada do Parque das Merendas, após a saída pelo portão principal dos Parque das Merendas entra na Vila Sassetti, sobe a Vila Sassetti, no cimo da Vila Sassetti vira à esquerda em direção à antiga porta rotativa do Castelo dos Mouros, entra no Castelo dos Mouros, ainda dentro do Castelo dos Mouros ao fundo, vira à direita e sai do Castelo pela porta “Casa do Guarda”, atravessa a calçada da Pena, Monte Sereno, Rua Rio da Bica, Rua Visconde Faro e Oliveira, Calçada Penalva, Rua da Trindade, Convento da Trindade, Calçada dos Clérigos, vira à direita antes da Igreja de Santa Maria para a Travessa de Santa Maria, Largo Sousa Brandão, Atravessa a Rua Bernardim Ribeiro, Travessa dos Avelares, Escadinhas da Vigia, vira “ainda nas escadas” à esquerda para a Rua Rodrigo Delfim Pereira, Caminho Alba Longa, Vira à esquerda para Rua Conde Seisal, Rua das Murtas, entra no Parque da Liberdade, sai no Parque da Liberdade pelo Portão do Palácio Valenças, vira à direita, segue em direção ao Largo Rainha Dona Amélia.

Caminhada Familiar 5 Km

Início do percurso no Largo Rainha Dona Amélia, com viragem à esquerda em direção à Volta do Duche até aos Paços do Concelho, virar à esquerda, descendo pela Rua Guilherme Gomes Fernandes, Rua da Ribeira, seguindo pela Estrada Macieira, travessa do Macieira, Rua Paço, Rua Conselheiro Segurado, Praça da República, Rua Gil Vicente, Rua Consiglieri Pedroso, Largo Dr. Carlos França, Avenida Almeida Garrett, entrada na Quinta da Regaleira pelo portão Principal, passagem pela zona do Poço Iniciático (em alternativa pode seguir por fora do poço) segue até ao portão de acesso à Azinhaga do Vale dos Anjos, saída à esquerda percorrendo a azinhaga até à estrada da Pena, vira à esquerda em sentido descendente. Vira à direita na primeira entrada do Parque das Merendas, desce até ao portão principal do mesmo parque, até ao Largo Ferreira de Castro, vira na primeira rua à esquerda, a seguir à direita passando por baixo do Arco do Terreirinho, segue pela direita pela Rua das Padarias, termina no ponto de partida, Largo Rainha D. Amélia.

05. Abastecimentos

Trail 10 Km e Caminhada Longa 10 Km
  • Abastecimento líquido e sólido (fruta) aos 7,4km (*)
  • Abastecimento líquido e sólido na meta
Caminhada Familiar 5 Km
  • Abastecimento líquido e sólido na meta

(*) O abastecimento líquido dado no percurso será de água não engarrafada, por questões ambientais. Cada atleta deve levar o seu cantil, podendo reabastecer nesse local.

Não serão permitidos abastecimentos aos atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.

06. Tempos Limite de Prova

As provas terão a seguinte duração máxima:

Trail 10 Km

Duração máxima de 2h30, terminando às 23h30. No entanto, todos os atletas que demorem mais de 90 minutos a percorrer os primeiros 5 quilómetros do Trail serão considerados fora de prova (tempo de corte).

Caminhada Longa 10 Km

Duração máxima de 4h00, terminando às 01h10. No entanto, todos os atletas que demorem mais de 02h00 a percorrer os primeiros 5 quilómetros da caminhada serão considerados fora de prova (tempo de corte).

O tempo de corte será verificado na divisão dos percursos, antes de se iniciar a subida para a Vila Sassetti.

Qualquer participante excluído da prova por motivos de barreira horária, e que pretenda prosseguir no percurso, poderá fazê-lo sob a sua própria responsabilidade e autonomia, tendo em conta que a balizagem poderá já ter sido retirada. Deverá antes de prosseguir, entregar o seu dorsal ao elemento da organização presente no local.

Caminhada Familiar 5 Km

Duração máxima de 2h30, terminando às 23h40.

07. Inscrições / Valores / Prazos / Limite de inscrições / Idades

a) As inscrições decorrem até 11 de julho de 2025, salvo se esgotarem antes do período definido. Serão realizadas online em plataforma digital.

b) Valores:

  • Trail de 10 Km:
    • Até 30 de junho 2025: €13,00
    • De 1 a 11 de julho 2025: €15,00
  • Caminhada Longa 10 Km:
    • Até 30 de junho 2025: €10,00
    • De 1 a 11 de julho 2025: €12,00
  • Caminhada Familiar 5 Km (*):
    • Até 30 de junho 2025: €7,00
    • De 1 a 11 de julho 2025: €9,00

(*) Inscrição para crianças nascidas até 2013 (inclusive) na Caminhada Familiar 5 Km, à data da prova, é gratuita. No momento da recolha do kit de partida, será pedido o documento de identificação da criança (CC) para comprovar a idade da mesma.

c) Os pagamentos poderão ser feitos através de referência de multibanco, VISA ou Mbway. Cada referência tem uma validade máxima de 72 horas. Após essa validade, a referência expira e será necessário que o atleta realize uma nova inscrição.

d) A organização poderá a qualquer momento suspender ou prorrogar os prazos ou ainda adicionar ou limitar o número de inscrições do evento em função de necessidades/disponibilidades técnicas/estruturais, sem aviso prévio.

A inscrição na corrida é pessoal e intransmissível.

e) Limite de inscrições:

  • Trail de 10 Km: 1.000 participantes
  • Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km: 2.000 participantes

As inscrições serão encerradas assim que se atinjam os limites definidos.

f) Idades:

  • Trail de 10 Km: não é permitida a participação de atletas com idade inferior a 18 anos – 2007.
  • Caminhada Longa 10 Km: não é permitida a participação de atletas com idade inferior a 10 anos – 2015. Crianças até aos 14 anos de idade têm de fazer-se acompanhar pelos pais, tutor ou responsável adulto ao longo de todo o percurso, tendo este de estar devidamente inscrito.
  • Caminhada Familiar 5 Km: participação aberta a todas as idades.

Participantes com idades inferiores a 14 anos deverão consultar as coberturas do seguro, no ponto número 26 do presente regulamento.

g) É obrigatória a utilização de uma lanterna / frontal em todas as provas.

08. Kit do Atleta

O kit do atleta é composto por:

  • Trail de 10 Km: uma t-shirt técnica com modelo feminino ou masculino (tamanhos XS, S, M, L, XL e XXL), um chip, um dorsal, alfinetes, abastecimentos e acesso a balneários no final da prova, a cerca de 600m.
  • Caminhada Longa 10 Km: uma t-shirt técnica com modelo feminino ou masculino (tamanhos XS, S, M, L, XL e XXL), um dorsal, alfinetes, abastecimentos e acesso a balneários no final da prova.
  • Caminhada Familiar 5 Km: uma t-shirt técnica modelo feminino ou masculino (tamanhos XS, S, M, L, XL e XXL) ou modelo infantil (10, 12 e 14 anos), um dorsal, alfinetes, abastecimentos e acesso a balneários no final da prova.

As medidas (altura x largura) dos tamanhos das t-shirts disponíveis, de acordo com o descrito anteriormente, são:

Femininos:

  • XS: 64 x 45 cm
  • S: 65 x 47 cm
  • M: 68 x 49 cm
  • L: 69 x 51 cm
  • XL: 71 x 53 cm
  • XXL: 73 x 55 cm

Masculinos:

  • XS: 68 x 47 cm
  • S: 70 x 49 cm
  • M: 72 x 51 cm
  • L: 74 x 53 cm
  • XL: 76 x 55 cm
  • XXL: 78 x 57 cm

Infantis:

  • 10 anos: 59 x 42 cm
  • 12 anos: 62 x 44 cm
  • 14 anos: 65 x 46 cm

O tamanho de cada t-shirt será escolhido no formulário de inscrição da respetiva prova (Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km).

No ato da entrega do kit de participação, não serão aceites trocas de tamanhos de t-shirts.

Caso exista stock disponível após o evento, a organização efetuará a troca.

09. Entrega do Kit do Atleta

a) O kit do atleta Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km será entregue no Alegro Sintra, nos seguintes horários:

  • 10 de julho de 2025: 10h00 às 20h00
  • 11 de julho de 2025: 10h00 às 18h00

b) Documentos necessários para a recolha de kit do atleta (*):

  • Confirmação de inscrição recebida na caixa de e-mail após o pagamento

c) Recolha do kit do atleta em nome de outro atleta (*):

A recolha do kit de participação em nome de outro participante pode ocorrer, desde que sejam apresentados os seguintes elementos:

  • Confirmação de inscrição do atleta detentor do dorsal recebida na caixa de e-mail após o pagamento.

Caso não se faça acompanhar desta confirmação de inscrição, poderá ser necessária a indicação do número de documento de identificação da pessoa inscrita (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Carta de Condução).

(*) Na inscrição para crianças até 2013 (inclusive) na Caminhada Familiar 5 Km, à data da prova, no momento da recolha do kit de partida, será pedido o documento de identificação da criança (CC) para comprovar a idade da mesma. No caso de se verificar que a criança nasceu antes de 2013, será feito o pedido de pagamento da inscrição (valor de acordo com a data do registo). Sem a apresentação do documento de identificação, o kit não será entregue.

10. Política de Kits Não Recolhidos

A organização assegura, pelo período de 15 dias, a contar da data de realização do evento, a guarda de todos os kits pagos e não recolhidos.

Para obter o kit não recolhido, o atleta deverá entrar em contacto com a organização através dos contactos disponíveis.

Após o período definido, a organização entregará todos os kits do atleta não recolhidos a uma instituição de solidariedade social.

As ofertas no final da prova são exclusivas para os participantes que concluam o percurso e atravessem a meta, com o dorsal oficial e o chip do Trail de 10 Km ou que tenham o dorsal dos Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km.

11. Dorsal de Prova

A utilização do dorsal é obrigatória no Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km.

O dorsal deve ser colocado na parte frontal da t-shirt utilizando os alfinetes fornecidos.

O dorsal é pessoal e intransmissível.

A organização desqualificará todos os atletas que:

  • Não tenham o dorsal colocado
  • Utilizem o dorsal de outro atleta
  • Dobre ou manipule a publicidade do dorsal.

Atletas sem dorsal não serão autorizados a circular no percurso e não terão acesso aos brindes.

A organização garante dorsal personalizado a todos os atletas que façam a sua inscrição e respetivo pagamento até dia 27 de junho de 2025.

12. Certificação da Prova / Sistema de Cronometragem / Chip

Trail 10 Km

A organização garante a todos os inscritos, que recolham o seu dorsal, um sistema de cronometragem através de chip que se encontra codificado para o atleta, sendo pessoal e intransmissível. Todos os atletas devem utilizar o chip fornecido no kit do atleta que se encontra no verso do dorsal e que não pode ser descolado ou removido.

A leitura do chip apenas ocorrerá se o dorsal for colocado corretamente. Caso o chip seja descolado ou removido pelo atleta, o atleta não terá classificação.

O chip é descartável e não terá de ser devolvido no final da prova.

A organização não se responsabiliza pela falha da apresentação de resultados em caso de má colocação do chip.

A organização desqualificará todos os atletas que efetuem a prova com:

  • Mais do que um chip
  • Um chip de outro atleta
  • Atletas masculinos com chips de atletas femininos e vice-versa.
Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km

Na Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km, não existe classificação, pelo que a mesma não é cronometrada. No entanto, o atleta terá disponível após a realização da prova, um diploma de participação eletrónico que poderá obter no site oficial da prova.

13. Classificações / Trail 10 Km

Nas 24 horas seguintes ao final da prova será publicada a classificação por escalão. Estas classificações servirão apenas para posicionar os atletas dentro do seu escalão, de acordo com o tempo efetuado, não sendo utilizada para atribuição de prémios.

Para efeito da classificação por escalão será contabilizado o tempo de chip, ou seja, o tempo que o atleta demorar desde que cruza a linha de partida até ao momento em que chega à meta.

A classificação para efeitos de entrega de prémios terá por base a ordem de chegada dos primeiros atletas, masculinos e femininos, independentemente do horário de partida destes.

14. Prémios

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros atletas da classificação geral do Trail de 10 Km, em cada um dos géneros, independentemente da idade/escalão, em cerimónia a realizar após a chegada de todos os atletas a premiar.

Serão atribuídos prémios ao primeiro classificado por escalão (feminino e masculino), em cerimónias realizadas à medida que vão chegando os atletas premiados.

Os prémios serão atribuídos pela classificação absoluta, ou seja, pela ordem de chegada dos atletas à meta, independentemente do horário de partida dos mesmos.

A todos os participantes que cortem a meta do Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km será entregue uma medalha entre outras ofertas diversas dos patrocinadores.

No site do evento estará disponível para download um diploma eletrónico de participação para todos os atletas.

Os prémios que não sejam recebidos durante a Cerimónia Protocolar, podem ser levantados na Divisão de Desporto, situada na Av. Movimento das Forças Armadas, n.º 8 Portela de Sintra 2710-431 SINTRA / 219 236 120, pelo próprio ou por quem o represente, devidamente identificado, até ao dia de 28 de julho de 2025. Findo este prazo, os prémios passam para a posse da organização.

15. Condições de Participação

A participação na corrida está aberta a todos os interessados, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que estejam devidamente inscritos, de acordo com o regulamento e dentro do prazo.

No Trail de 10 Km não é permitida a participação de atletas com idade inferior a 18 anos.

Na Caminhada Longa 10 Km não é permitida a participação de atletas com idade inferior a 10 anos.

Na Caminhada Familiar 5 Km a participação é aberta a todas as idades.

Para segurança de todos os participantes não será permitida a participação de pessoas que se desloquem em bicicletas, acompanhadas por animais, skates, patins, cadeira de rodas ou carrinhos de bebé.

É igualmente proibido acompanhar os participantes durante o percurso com qualquer tipo de veículo, motorizado ou não.

O percurso Trail de 10 Km possui uma elevação máxima de 423 metros e mínima de 176 metros, exigindo dos atletas uma experiência prévia neste tipo de variante do atletismo, tal como uma boa condição física e uma adequada gestão do esforço físico e mental que lhes permita completar o desafio.

É obrigatória a utilização de uma lanterna frontal em todas as provas.

Participantes com idades inferiores a 14 anos deverão consultar as coberturas do seguro, no ponto número 26 do presente regulamento.

16. Categorias

Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km

As categorias são definidas por género e idade, conforme tabela abaixo:

Género Escalão Idade
Femininos Seniores (*) 18-34 anos
Femininos F35 35-39 anos
Femininos F40 40-49 anos
Femininos F50 50 anos ou mais
Masculinos Seniores (*) 18-34 anos
Masculinos M35 35-39 anos
Masculinos M40 40-44 anos
Masculinos M45 45-49 anos
Masculinos M50 50-54 anos
Masculinos M55 55-59 anos
Masculinos M60 60-64 anos
Masculinos M65 65 anos ou mais

(*) Os escalões são considerados em relação ao ano civil em que os atletas atingem as idades estipuladas.

Os atletas assumem o escalão de Veteranos no dia do seu 35º aniversário, tendo o ano de 1990 como referência.

Para efeitos de classificação e prémios, os atletas Juniores inscritos no Trail de 10 km estão incluídos no escalão “Seniores”.

Na Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km, todos os atletas nascidos após o ano de 2007 serão considerados juniores.

No dia da prova, os participantes devem ser portadores de um documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Carta de Condução) no qual conste a sua data de nascimento, para o caso de ser necessário confirmar a idade.

17. Condições do Percurso

A organização compromete-se a escolher sempre as melhores vias possíveis, de modo a não colocar em risco os participantes, não se responsabilizando todavia pelas condições do piso ou pelos defeitos/obstáculos apresentados no trajeto da prova. Os percursos são aprovados pelas respetivas entidades oficiais.

18. Segurança e Material Aconselhável

18.1 Material Obrigatório a todos os participantes
  • Lanterna/frontal
  • Dorsal com o número do participante, devendo este ser colocado na frente do dorso, de forma bem visível. (no dorsal está gravado o número de telefone de emergência a ser usado em caso de necessidade)
  • Telemóvel operacional (com bateria e saldo suficientes);(adultos)
18.2 Material Recomendado

Material recomendado – Trail 10 km:

  • Casaco corta-vento ou impermeável
  • Manta térmica
  • Pilhas de reserva
  • Depósito de água ou equivalente com 0,5 litro de capacidade, no mínimo
  • Copo com 15 cl, no mínimo
  • Apito

Material recomendado – Caminhada Longa – 10 Km e Caminhada Familiar - 5 km:

  • Casaco corta-vento ou impermeável
  • Depósito de água ou equivalente com 0,5 litro de capacidade, no mínimo ou
  • Copo com 15 cl, no mínimo
  • Apito

A organização, em colaboração com as entidades policiais, condicionará o trânsito durante a realização da prova, não se responsabilizando, no entanto por quaisquer acidentes ou danos provocados entre participantes e a terceiros pelos participantes.

19. Comportamentos antidesportivos

A organização desqualificará qualquer atleta que:

  • Falsifique qualquer elemento relativo à sua inscrição
  • Não se apresente no local da partida, com o dorsal e o chip da prova colocados, em conformidade com os pontos 11 e 12 deste regulamento
  • Manifeste mau estado físico
  • Não tenha dorsal
  • Não leve dorsal na parte frontal da t-shirt e bem visível nos locais especificados pela organização
  • Utilize o dorsal de outro atleta
  • Dobre ou manipule a publicidade do dorsal
  • Utilize inadequadamente o chip fornecido
  • Utilize mais do que um chip
  • Utilize o chip de outro atleta
  • Não cumpra a sinalética colocada pela organização e/ou salte barreiras para a partida
  • Não cumpra o percurso na sua totalidade
  • Não respeite as instruções da organização
  • Manifeste comportamento antidesportivo (ex: empurrões e obstruções que prejudiquem de forma intencional os outros atletas)
  • Consuma substâncias dopantes
  • Não respeite os restantes atletas

A Organização não aceitará nas suas provas a inscrição de atletas que recorram a práticas antidesportivas.

20. Proibição de Dopping

É proibida a dopagem a todos os praticantes desportivos, dentro e fora da Prova.

Cada praticante desportivo tem o dever de assegurar que não introduz ou é introduzido no seu organismo qualquer substância proibida ou que não recorre a qualquer método proibido.

Os praticantes desportivos são pessoalmente responsabilizados por qualquer substância proibida ou os seus metabolitos ou marcadores encontrados nas suas amostras orgânicas, bem como pelo recurso a qualquer método proibido.

21. Banhos

A Organização disponibilizará duches no final da prova, entre as 22h00 e as 00h00 no Sport União Sintrense, situado na Rua Pedro de Cintra 23, 2710-436 Sintra, situado a cerca de 600m de distância, do local da partida / chegada.

22. Segurança e Assistência Médica no Percurso

Caberá às forças policiais a gestão, planeamento, controlo e eliminação do trânsito não autorizado no decorrer das provas, bem como a garantia da segurança dos participantes.

O trânsito automóvel será cortado, em toda a extensão do percurso, com a antecedência estipulada pelas entidades competentes. A reabertura do trânsito automóvel está prevista a partir das 00h00.

A organização da prova disponibilizará aos participantes do Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km apoio médico com ambulâncias de pronto atendimento durante percurso, partida e chegada das provas.

Caso haja necessidade de continuidade do atendimento médico de emergência, o mesmo será efetuado no Serviço Nacional de Saúde, sob a responsabilidade do mesmo.

A equipa médica terá autoridade para retirar do Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km qualquer atleta que não se revele apto para participar ou que tenha recebido cuidados médicos vitais durante a prova.

23. Eco-responsabilidade

Os participantes são obrigados a ter uma conduta responsável no que respeita à limpeza e preservação do meio ambiente em todas as zonas utilizadas pela prova, desde o percurso da prova até à zona de saída e de chegada.

É estritamente proibido o arremesso de resíduos para o chão, antes, durante e no final da prova. Quando aplicável, cabe aos participantes terem o cuidado de guardar consigo os resíduos das embalagens de alimentos e bebidas usadas na sua reposição durante a prova. No final da prova e nas zonas do percurso serão disponibilizados pela organização recipientes para depositar o lixo transportado pelos atletas.

A organização disponibilizará contentorização apropriada a cada tipo de resíduos: plástico, papel e bio resíduos; O desrespeito por esta regra implica a imediata exclusão do atleta da prova, assim como a proibição de participação em outros eventos da responsabilidade da mesma organização.

24. Reclamações

Qualquer reclamação terá de ser apresentada por escrito à organização, no local do evento ou depois da prova, para o e-mail: desp.actividades@cm-sintra.pt

A organização constituirá um Júri de Prova, composto por dois elementos da organização que decidirá sobre as sanções a aplicar e a todos os assuntos relacionados com a prova que não foram objeto de regulamentação ou sobre más interpretações do presente regulamento.

25. Aceitação

Ao se inscreverem, todos os participantes aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

Com a inscrição, todos os participantes declaram aceitar o presente regulamento.

Para o esclarecimento de qualquer dúvida, ou para qualquer questão não prevista no presente regulamento, os participantes deverão entrar em contacto com a organização através do e-mail: geral@hmssports.pt

25.1 Termo de responsabilidade

Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km:

Com a inscrição, todos os participantes declararam assumir o seguinte termo de responsabilidade:

  • a) Li e estou de acordo com o regulamento do Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km, disponível no site sintratrail.pt.
  • b) Estou ciente do meu estado de saúde e de estar física e psicologicamente capacitado para participar.
  • c) Assumo o compromisso de me abster de participar no Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km, caso as minhas condições de saúde se alterem após a inscrição.
  • d) Estou ciente do teor da apólice de seguro em vigor e li as especificações da mesma, constantes no regulamento da prova.
  • e) Ao participar no Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km, autorizo, gratuitamente e incondicionalmente, que a Câmara Municipal de Sintra, a HMS Sports Consulting, Lda e os parceiros da prova utilizem a minha imagem. Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização da minha imagem, tal como captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com a sua divulgação em peças comunicacionais de apoio.
  • f) Participo no Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km, de livre e espontânea vontade, isentando a Câmara Municipal de Sintra, a HMS Sports Consulting, Lda, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização do evento de qualquer responsabilidade resultante da minha participação no Trail de 10 Km, Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km, antes, durante e depois da mesma (por ex. perda de objetos pessoais por roubo ou por outras circunstâncias).

Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km - menores:

Com a inscrição da criança, os pais, tutores legais e/ou encarregados de educação, aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a organização.

O legal responsável pela criança declara ainda assumir o seguinte termo de responsabilidade, nos termos do qual expressa que:

  • a) Li e estou de acordo com o regulamento da Caminhada Longa 10 Km e Caminhada Familiar 5 Km, disponível no site sintratrail.pt.
  • b) Estou ciente do estado de saúde do menor a meu cargo e da sua capacidade física e psicológica para participar.
  • c) Assumo o compromisso de não permitir a participação do menor a meu cargo na Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km, caso as suas condições de saúde se alterem após a inscrição.
  • d) Estou ciente do teor da apólice de seguro em vigor e li as especificações da mesma, constantes no regulamento da prova.
  • e) Ao participar na Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km, autorizo gratuita e incondicionalmente a Câmara Municipal de Sintra, a HMS Sports Consulting, Lda, e os parceiros da prova a utilizarem a imagem do menor a meu cargo. Por este instrumento, cedo todos os direitos de utilização da sua imagem, tal como captada em fotografias e filmagens que terão lugar durante a realização das provas, renunciando ao recebimento de qualquer quantia que venha a ser auferida com sua divulgação em peças comunicacionais de apoio.
  • f) O menor a meu cargo participa na Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km, de livre e espontânea vontade, isentando a Câmara Municipal de Sintra, a HMS Sports Consulting, Lda, parceiros, diretores, colaboradores e outras empresas ligadas à organização do evento de qualquer responsabilidade resultante da participação do meu (minha) educando(a) na Caminhada Longa 10 Km ou Caminhada Familiar 5 Km, antes, durante e depois da mesma (por ex. perda de objetos pessoais por roubo ou por outras circunstâncias).
25.2 Tratamento de dados

Os dados pessoais serão processados automaticamente, nos termos aprovados pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados, da União Europeia, pela organização do evento, entidade responsável pelos dados, destinando-se exclusivamente à prestação dos serviços necessários à participação no evento em que se inscreve.

O tratamento de dados para comunicação sobre o evento em que se inscreve, comunicação de outros eventos e serviços da HMS Sports Consulting e comunicação de parceiros HMS Sports Consulting é opcional e está sujeito a consentimento específico e expresso no formulário de inscrição do evento, sempre em conformidade com a Diretiva 95/46/CE de 27 de Abril de 2016.

É garantido aos participantes, nos termos da mesma lei, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junto da organização a sua atualização, correção ou eliminação.

Os dados pessoais recolhidos em função do presente evento serão armazenados pelo prazo de dois anos e estão acessíveis de forma gratuita para consulta, retificação ou eliminação através do email geral@hmssports.pt

26. Seguros

Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva. Após a inscrição assumem que se sentem física e psicologicamente preparados para o esforço físico inerente à prova em que irão participar.

Todos os participantes, sem exceção, devem reunir as condições de saúde necessárias à prática desportiva, isentando a organização da prova, seus parceiros, apoiantes e órgãos públicos envolvidos de quaisquer responsabilidades.

A ativação do seguro requer o pagamento de uma franquia de 75€.

Maiores de 14 anos

A organização da prova assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no ofício nº CR/7/2013 (Seguro Desportivo de AAL – Época 2013/2014) com um capital de morte ou invalidez de 31.672,04€, despesas de tratamento até 5.067,53€ e despesas de funeral até 2.533,76€.

Menores de 14 anos

A organização da prova assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no ofício nº CR/7/2013 (Seguro Desportivo de AAL – Época 2013/2014) com um capital de morte ou invalidez de apenas 10% de 31.672,04€, despesas de tratamento até 5.067,53€ e despesas de funeral até 2.533,76€.

A organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro.

27. Cancelamento da inscrição

A organização não aceita a devolução do valor da inscrição.

No entanto, até dia 27 de junho de 2025, o participante poderá ceder o seu dorsal e chip a outra pessoa desde que solicite essa alteração formalmente, por escrito, à organização – info@sintratrail.pt. Caso o participante não informe a organização de tal situação, a organização não será responsável por qualquer acidente ou dano que este atleta venha a sofrer.

A organização apenas garante dorsal personalizado a todos os atletas que façam a troca de inscrição até dia 27 de junho.

28. Cedência dos direitos de imagem

O participante, ao proceder à inscrição, autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, à Câmara Municipal de Sintra, à HMS Sports Consulting, Lda, e aos seus parceiros os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de apoio.

29. Cedência dos dados de inscrição

A Câmara Municipal de Sintra e a HMS Sports Consulting, Lda, reservam-se no direito de utilizar a base de dados com elementos preenchidos pelos participantes nas suas ações de promoção.

É concedida aos participantes a hipótese de não autorizar a cedência dos dados pessoais recolhidos no ato de inscrição, devendo para tal selecionar a opção disponibilizada no formulário.

30. Política de cancelamento do evento

O cancelamento do evento pode ocorrer no seguimento de fatores externos à organização: catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação.

Nestes casos, a organização reserva-se no direito de, nos 30 dias seguintes à data prevista para a realização do evento, emitir um parecer acerca das ações a serem tomadas resultantes da gravidade do cancelamento.

31. Legislação e Jurisdição

Os presentes Termos e Condições de utilização deste website estão sujeitos à legislação portuguesa em vigor no momento.

Qualquer conflito ou divergência de interpretação será submetida ao tribunal territorialmente competente. Se o Utilizador residir fora de Portugal, ficam, desde já, convencionados como competentes os tribunais portugueses.

32. Apoio aos atletas

A organização dispõe de plataformas para dar suporte às dúvidas dos atletas.

  • Entidade: HMS SPORTS Consulting Lda.
  • Site: sintratrail.pt
  • Email: info@sintratrail.pt
  • Telefone: +351 214 574 405
  • Telemóvel: +351 926 695 128

Contactos disponíveis de 2ª a 6ª feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Para questões de percurso:

Organização e Apoios

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Apoios

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