O Evento
/ Programa

A Câmara Municipal de Sintra organiza a 2 de novembro de 2025, pelas 8h15, o Sintra Trail Cruz Alta. A segunda edição do evento é composta por duas provas competitivas e uma caminhada:

  • Trail 20 Km, com caráter competitivo
  • Trail Iniciação 12,5 Km, de caráter competitivo
  • Caminhada 12,5 Km, de caráter lúdico-desportivo

Todas as provas têm como local de partida o Largo Rainha D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra. Os percursos do Sintra Trail Cruz Alta são maioritariamente em estradas de terra batida e trilhos de baixa dificuldade técnica, com passagem pelas zonas emblemáticas da vila e da Serra de Sintra.

No Trail 20 Km, podem participar pessoas com 20 ou mais anos.

No Trail Iniciação 12,5 Km, podem participar pessoas com 20 ou mais anos.

Na Caminhada 12,5 Km, a idade mínima de participação é de 10 anos. As crianças até aos 14 anos deverão ser acompanhadas por um adulto.

Programa

31 outubro

  • 10h00 às 19h00: entrega de kits (local a designar)

1 novembro

  • 10h00 às 18h00: entrega de kits (local a designar)

2 novembro

  • 07h15: Abertura do Bengaleiro
  • 08h15: Partida Trail 20 Km
  • 08h45: Partida Trail Iniciação 12,5 Km
  • 09h00: Partida Caminhada 12,5 Km
  • 10h30: Pódio Trail 20 Km e Trail Iniciação 12,5 Km (absolutos)
  • 13h00: Encerramento do Bengaleiro

Horários

Trail 20 Km
  • 08h15: Partida
  • 08h00: Briefing
  • 07h45: Controle de material
Trail Iniciação 12,5 Km
  • 08h45: Partida
  • 08h35: Briefing
  • 08h20: Controle de material
Caminhada 12,5 Km
  • 09h00: Partida
  • 8h50: Briefing

Percursos
e Abastecimentos

Percurso Trail 20 Km

O Trail 20 Km terá partida no Largo Rainha D. Amélia, em Sintra; segue em direção à rampa do Castelo, Parque da Pena, Cruz Alta, Tapada do Mouco, Monserrate e término no Largo Rainha D. Amélia.

Percurso detalhado: Saída do Terreiro da Rainha D. Amélia – Largo Doutor Gregório D’Almeida – Volta do Duche - Rua Visconde de Monserrate – Rua Luís de Camões – Calçada dos Clérigos – Castelo dos Mouros – Calçada da Pena (Atravessamento junto ao Portão dos Lagos do Parque da Pena) – Parque da Pena – Tapada do Mouco – Tapada das Roças – Capuchos (Estradão de terra batida) – Tapada de Monserrate - Rua Barbosa Du Bocage (Atravessamento para o portão principal do Parque de Monserrate) – Parque de Monserrate – Rua Barbosa Du Bocage (Saída do portão de serviço do Parque de Monserrate) – Transita cerca de 50 metros a Rua Barbosa Du Bocage no sentido Monserrate-Sintra – Tapada de Monserrate - Quintinha de Monserrate - Rua Barbosa Du Bocage (Atravessamento junto à Quintinha de Monserrate) – Galamares – Caminhos dos Frades – Caminho dos Castanhais – Rua da Fresca – Rua da Pendôa – Rua dos Arcos – Praça da República (Atravessamento para o Terreiro da Rainha D. Amélia).

  • Altimetria: desnível positivo acumulado: 750m
GPX Trail 20 Km (.zip) KML Trail 20 Km (.zip)

Para consultar o ficheiro GPX, é necessário instalar a aplicação AllTrails, disponível para Android e iOS.

Este código QR pode ser lido num smartphone. Se tiver a app AllTrails, o link abrirá diretamente na app. Caso contrário, irá para a loja de aplicações do seu dispositivo.
App Store - AllTrails Google Play - AllTrails

O percurso do Trail 20 Km exige experiência prévia no trail, uma boa condição física e uma adequada gestão do esforço físico e mental.

O percurso desenrola-se quase sempre em trilhos, existindo alguns atravessamentos de estradas. Aplicam-se as regras de trânsito em vigor e o atleta responsável pela sua segurança e a dos outros transeuntes. Nos atravessamentos de vias abertas ao trânsito, o atleta deverá redobrar a atenção e acatar as indicações dos controladores de passagem, sob pena de ter de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

Abastecimento Trail 20 Km:

  • Abastecimento líquido e self-service: aprox. 5 km (*)
  • Abastecimento líquido e sólido: aprox. 12 km e meta

(*) O abastecimento líquido dado no percurso será de água não engarrafada, por questões ambientais. Cada atleta deve ter um recipiente (cantil, bidon, softflask ou garrafa), podendo reabastecer nesse local.

Não serão permitidos abastecimentos aos atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.

Percurso Trail Iniciação 12,5 Km e Caminhada 12,5 Km

O Trail Iniciação 12,5 Km e a Caminhada 12,5 Km terá partida no Largo Rainha D. Amélia, em Sintra ; segue em direção à rampa do Castelo, Parque da Pena, Cruz Alta, Tapada do Mouco, e término no Largo Rainha D. Amélia.

Percurso detalhado: Saída do Terreiro da Rainha D. Amélia – Largo Doutor Gregório D’Almeida – Volta do Duche - Rua Visconde de Monserrate –Rua Luís de Camões – Calçada dos Clérigos – Castelo dos Mouros – Calçada da Pena (Atravessamento junto ao Portão dos Lagos do Parque da Pena) – Parque da Pena – Tapada do Mouco – Tapada das Roças – Quintinha de Monserrate – Rua Barbosa Du Bocage (Atravessamento junto à Quintinha de Monserrate) – Galamares – Caminhos dos Frades – Caminho dos Castanhais – Rua da Fresca – Rua da Pendôa – Rua dos Arcos – Praça da República (Atravessamento para o Terreiro da Rainha D. Amélia).

  • Altimetria: desnível positivo acumulado: 550m
GPX Trail 12,5 Km (.zip) KML Trail 12,5 Km (.zip)

Para consultar o ficheiro GPX, é necessário instalar a aplicação AllTrails, disponível para Android e iOS.

Este código QR pode ser lido num smartphone. Se tiver a app AllTrails, o link abrirá diretamente na app. Caso contrário, irá para a loja de aplicações do seu dispositivo.
App Store - AllTrails Google Play - AllTrails

A prova Trail Iniciação 12,5 Km é indicada para quem está a iniciar a modalidade ou possua um nível de experiência mais reduzido, e também para quem pretenda efetuar a prova mais curta e rápida, exigindo uma preparação física adequada.

A Caminhada 12,5 Km é indicada para todos os que queiram usufruir do percurso de forma mais tranquila, com passagem por zonas emblemáticas da vila e da Serra de Sintra. É necessária uma preparação física adequada.

O percurso desenrola-se quase sempre em trilhos, existindo alguns atravessamentos de estradas. Aplicam-se as regras de trânsito em vigor e o atleta responsável pela sua segurança e a dos outros transeuntes. Nos atravessamentos de vias abertas ao trânsito, o atleta deverá redobrar a atenção e acatar as indicações dos controladores de passagem, sob pena de ter de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

Abastecimentos Trail Iniciação 12,5 Km e Caminhada 12,5 Km:

  • Abastecimento líquido e self-service: aprox. 5 km (*)
  • Abastecimento líquido e sólido: meta

(*) O abastecimento líquido dado no percurso será de água não engarrafada, por questões ambientais. Cada atleta deve ter um recipiente (cantil, bidon, softflask ou garrafa), podendo reabastecer nesse local.

Não serão permitidos abastecimentos aos atletas fora das zonas estabelecidas para o efeito.

Tempos Limite
/ Pontos de Recolha

Tempo de Corte Final e Intermédio

Trail 20 Km - Tempo de corte:

  • No 1º abastecimento, aos aproximadamente 5 km, tempo de corte é de 1h
  • No 2º abastecimento, aos aproximadamente 12,8 km, tempo de corte é de 2h30'
  • Na meta, aos 20 km, o tempo de corte é de 3h30'

O atleta que atinja o tempo de corte deverá entregar o seu dorsal à organização. No entanto, por sua conta e risco, poderá continuar o percurso, tendo em conta que a balizagem já poderá ter sido retirada.

Se optar por desistir, deverá aguardar no ponto de recolha mais próximo para que a organização o transporte até ao local da chegada.

Trail Iniciação 12,5 Km - Tempo de corte:

  • Tempo de corte na meta de 2h30', terminando às 11h15. No entanto, todos os atletas que demorem mais de 90 minutos a percorrer os primeiros 5 quilómetros do Trail serão considerados fora de prova (tempo de corte).

Caminhada 12,5 Km - Tempo de corte:

  • Duração máxima de 4h00, terminando às 13h00. No entanto, todos os participantes que demorem mais de 2h00 a percorrer os primeiros 5 quilómetros da caminhada serão considerados fora de prova (tempo de corte).
Pontos de Recolha

Trail 20 Km:

  • 1º PR aos 5 km: PA1 - Parque da Pena: 38°46'59.2"N 9°23'59.9"W
  • 2º PR aos 8,2 km: Junto à estrada dos Capuchos / N247-3: 38°46'42.5"N 9°25'13.4"W
  • 3º PR aos 12,8 km: PAC 2 – Por cima do estacionamento de Monserrate: 38°47'29.5"N 9°25'09.9"W
  • 4º PR aos 15,5 km: Atravessamento da estrada Quintinha de Monserrate: 38°47'26.6"N 9°24'36.2"W
  • 5º PR aos 17,5 km: Galamares, Caminho dos Frades: 38°48'02.2"N 9°24'23.7"W

Trail Iniciação 12,5 Km e Caminhada 12,5 Km:

  • 1º PR aos 5 km: PA1 - Parque da Pena: 38°46'59.2"N 9°23'59.9"W
  • 2º PR aos 8,75 km: Atravessamento da estrada de Monserrate: 38°47'26.6"N 9°24'36.2"W

Segurança e Material
Obrigatório
/ Aconselhável

Material obrigatório a todos os participantes
  • Peitoral devidamente colocado e com dados do atleta na parte de trás
  • Recipiente(s) com capacidade para um mínimo 500ml água (recipientes autorizados: cantil, bidon, softflask ou garrafa)
  • Telemóvel com carga
Material recomendado
Trail 20 Km + Trail Iniciação 12,5 Km
  • Luvas
  • Apito
  • Manta de sobrevivência
  • Corta vento de manga comprida (casaco impermeável também é válido)
  • Reserva alimentar
  • Chapéu
  • Casaco impermeável
Material recomendado
Caminhada 12,5 Km
  • Reserva alimentar
  • Luvas
  • Casaco impermeável
  • Chapéu
Verificação do Material Obrigatório

Poderão ser feitas verificações de material à partida, durante o percurso e à chegada.

A organização reserva-se o direito de aplicar os critérios de verificação de material que considerar relevantes.

Reserva-se ainda o direito de alterar a composição do equipamento obrigatório, comprometendo-se a comunicar essa alteração a todos os participantes via e-mail, até 48h antes da realização do evento.

ATENÇÃO: Os participantes têm de transportar todo o material obrigatório durante toda a prova.

Penalizações
e Desclassificações

Penalizações de 30'
  • Não possuir um item do material obrigatório
  • Receber ajuda externa
Desclassificação
  • Falsifique qualquer elemento relativo à sua inscrição
  • Não se apresente na partida, na hora e local indicado
  • Não respeite as instruções da organização
  • Não se encontre em condições físicas e psicológicas para participar
  • Não possua peitoral
  • Tenha mais de 1 item do material obrigatório em falta
  • Não apresente o peitoral na parte da frente da t-shirt e bem visível nos locais especificados pela organização
  • Utilize o peitoral de outro atleta
  • Dobre ou manipule a publicidade do peitoral
  • Não cumpra a sinalização colocada pela organização e salte as grades para a partida
  • Não cumpra completamente o percurso estabelecido
  • Manifeste comportamento antidesportivo (por exemplo: empurrões e obstruções que prejudiquem de forma intencional os outros atletas)
  • Consuma substâncias dopantes
  • Não respeite os restantes participantes, a própria organização e os agentes de segurança e outros intervenientes de apoio à prova
  • Não respeite os princípios básicos da limpeza e preservação do meio ambiente
  • Adote posturas ou atitudes que prejudiquem de alguma maneira a imagem e o bom nome da prova e da organização
  • Exceda barreiras horárias parciais ou totais

Kit de Atleta

Trail 20 Km + Trail Iniciação 12,5 Km

T-shirt técnica com modelo feminino ou masculino (tamanhos XS, S, M, L, XL e XXL), um chip, um dorsal, alfinetes, abastecimentos e acesso a balneários no final da prova.

Caminhada 12,5 Km

T-shirt técnica modelo feminino ou masculino (tamanhos XS, S, M, L, XL e XXL) ou modelo infantil (10, 12 e 14 anos), um dorsal, alfinetes, abastecimentos e acesso a balneários no final da prova.

Entrega do
Kit de Atleta

  • 31 de outubro de 2025: 10h00 às 19h00 em local a designar
  • 1 de novembro de 2025: 10h00 às 18h00 em local a designar
Documento necessário para a recolha de kit do atleta
  • Confirmação de inscrição recebida na caixa de e-mail após o pagamento
Recolha do kit do atleta em nome de outro atleta

A recolha do kit de participação em nome de outro participante pode ocorrer, desde que seja apresentada a confirmação de inscrição recebida na caixa de e-mail após o pagamento.

Caso não se faça acompanhar desta confirmação de inscrição, poderá ser necessária a indicação do número de documento de identificação da pessoa inscrita (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Carta de Condução).

Classificações
Trail 20 Km + Trail Iniciação 12,5 Km

A classificação para efeitos de entrega de prémios terá por base a ordem de chegada dos primeiros atletas, masculinos e femininos, independentemente do horário de partida destes.

Nas 24 horas seguintes ao final da prova será publicada a classificação por escalão. Estas classificações servirão apenas para posicionar os atletas dentro do seu escalão, de acordo com o tempo efetuado, não sendo utilizada para atribuição de prémios.

Prémios

Serão atribuídos prémios aos 3 primeiros atletas masculinos e femininos da classificação geral do Trail 20 Km e Trail Iniciação 12,5 Km, em cada um dos géneros, independentemente da idade/escalão, em cerimónia a realizar após a chegada de todos os atletas a premiar.

Serão atribuídos prémios aos vencedores (feminino e masculino) por escalão, em cerimónias realizadas à medida que vão chegando os atletas premiados.

A todos os participantes que cortem a meta do Trail 20 Km, Trail Iniciação 12,5 Km e Caminhada 12,5 Km será entregue uma medalha entre outras ofertas diversas dos patrocinadores.

No site do evento estará disponível para download um diploma eletrónico de participação para todos os atletas.

Bengaleiro

A organização disponibiliza um espaço devidamente identificado para os participantes deixarem os seus bens durante a prova.

  • Horário: das 07h15 às 13h00
  • Local: Largo Rainha D. Amélia, junto ao Palácio Nacional de Sintra

É obrigatória a apresentação do dorsal oficial do evento no ato de entrega e recolha dos objetos.

Banhos

A 2 de novembro, no final da prova, a organização irá disponibilizar duches, em local a indicar oportunamente.

Onde Ficar

Caso pretenda alojamento em Sintra, consulte as opções:

Onde dormir

A Câmara Municipal de Sintra informa que a custo zero, o atleta poderá pernoitar numa escola de Sintra (a definir) entre as 20h00 de 1 de novembro e as 07h00 do dia 2, em regime ”solo duro”, se existirem no mínimo 10 participantes. Os interessados deverão enviar o pedido para o e-mail: desp.actividades@cm-sintra.pt, colocando no assunto: Sintra Trail Cruz Alta – Pernoitar em solo duro e identificando o nome do atleta, idade, e-mail e contacto telefónico.

Organização e Apoios

Organização
Organização Técnica
Apoios
Media Partner

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e para efeitos de estatísticas e marketing. Pode recusar ou aceitar a utilização de cookies.

Para saber mais, leia a nossa Política sobre Cookies e a Política de Privacidade.

Por favor, mantenha o seu dispositivo na orientação vertical.